29 de março de 2024
Diversos

Associação “Abenção” solicita apoio da bancada federal do RN para expandir serviços a pessoas com deficiência

A Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção) está, por meio de seus dirigentes, mantendo contatos com parlamentares do Rio Grande do Norte para solicitar apoio à proposta de expansão de seus serviços para um número maior de beneficiários no Estado. Na semana passada, a diretora-geral da Abenção, Nadja Diógenes e o assessor de Relações Institucionais, Alexandre Aquino, foram a Brasília participar de audiências com os deputados federais Walter Alves, Benes Leocádio, Beto Rosado e General Girão. 

A agenda dos representantes da Abenção em Brasília também incluiu uma reunião no Ministério da Saúde. O encontro na pasta serviu ao objetivo de propor convênios que deem suporte aos novos projetos.

Fundada e sediada em Pau dos Ferros há 27 anos, a Abenção atua na assistência a pessoas com deficiência, principalmente no Alto Oeste, mas incluindo também usuários de outras regiões do RN. Nas audiências em Brasília com os parlamentares e com os técnicos do Ministério da Saúde, seus diretores, além de exporem as ações já promovidas, solicitaram o apoio dos deputados ao projeto que vai ampliar a rede de proteção e atendimento mantida pela entidade.

“Ficamos muito felizes com a receptividade demonstrada por nossos representantes políticos ao projeto de ampliação dos serviços da Abenção. Todos se dispuseram a somar esforços para levarmos adiante a proposta de fortalecer o trabalho em favor das pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte”, relata a diretora Nadja Diógenes.

Alexandre Aquino reforça a palavra de agradecimento aos deputados já contactados. Ele explica ainda que não houve tempo para visitar todos os membros da bancada do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados e no Senado, mas que vai agendar em breve as audiências que faltam.

“Os deputados Walter Alves, Benes Leocádio, Beto Rosado e General Girão conheceram um pouco mais as ações da Abenção e, de imediato, assumiram o compromisso de nos apoiar no propósito de desenvolver ainda mais o trabalho para a realização dos cuidados à pessoa com deficiência no Estado”, afirma o assessor de Relações Institucionais.

Sobre a Abenção

A Abenção é uma entidade filantrópica responsável pela administração e gerenciamento do Centro Especializado em Reabilitação em Pau dos Ferros. O CER é o antigo Centro de Reabilitação Infantil (CRI). São mais de 8.000 pacientes cadastrados na Associação, sendo atendidos mensalmente de acordo com suas necessidades e levando-se em consideração que um mesmo paciente recebe mais de um tipo de procedimento. 

Os atendimentos são feitos pela equipe multiprofissional da Abenção, formada por médicos especialistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de mobilidades e técnicos ortesistas protesistas.