23 de abril de 2024
Diversos

Audiência propõe ações para melhorar atendimento a pessoas com epilepsia no RN

Depoimentos emocionantes e cobrança por soluções marcaram a tarde da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (26), Dia Internacional de Conscientização da Epilepsia. Em audiência pública proposta pela deputada Márcia Maia (PSDB), o Dia Roxo, como é lembrada a data, contou com ampla discussão acerca do tema.

Representante e articuladora da Neurinho, uma associação de crianças e adolescentes com patologia neurológica crônica no Rio Grande do Norte, Luzia Saraiva contou sobre as dificuldades enfrentadas pela filha no tratamento da epilepsia. Segundo ela, a falta de medicamentos e de profissionais para prestarem o atendimento na rede pública às pessoas que sofrem com o problema causam transtornos constantes e mudam as rotinas das famílias.

Segundo a mãe, é difícil até se encontrar profissionais na rede privada para o atendimento, além de serem necessários altos valores com as consultas médicas e os remédios. De acordo com ela, é constante a falta dos produtos na Unicat e, com isso, o orçamento das famílias com pessoas com epilepsia tendem ser comprometidos.

“São remédios que custam R$ 300, em média, e na Unicat dificilmente conseguimos. Além disso, passado um mês, precisamos de uma nova receita para poder até comprar. Lutamos contra uma enfermidade que ainda não tem cura. A epilepsia não tem, mas o preconceito, a falta de atendimento, têm. E a resposta está em nossas mãos. Não aguento mais ir à Unicat todos os meses, não ter os remédios e tirar o dinheiro do lazer de minhas outras filhas”, disse Luzia Saraiva.