25 de abril de 2024
Natal

Audiência Pública debate Campanha Setembro Dourado

As ações do “Setembro Dourado” dedicado a campanha de conscientização sobre o câncer infantojuvenil foram discutidas na manhã desta quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Natal. A propositura da audiência pública foi da vereadora Júlia Arruda (PDT).

Com o objetivo de sensibilizar a população para importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, a Prefeitura do Natal há 3 anos realiza ações e campanhas publicitárias divulgando o Setembro Dourado.

O secretário de Comunicação Heverton Freitas participou do debate e destacou as campanhas publicitárias de conscientização divulgadas pela Prefeitura. “Uma campanha que surgiu da sociedade e o poder público abraçou e vem crescendo a cada ano, hoje faz parte do calendário oficial do município.

A secretaria de Comunicação produziu material de apoio para os veículos de comunicação e para as redes sociais, que é um bom instrumento de comunicação. Destaco também que o prefeito Carlos Eduardo solicitou o engajamento de todas as secretarias”, disse o secretário, que ainda exibiu o vídeo que foi veiculado nas emissoras de televisão.

A vereadora Júlia Arruda é a autora da Lei 6540/15 que institui o Setembro Dourado em Natal. Para ela, o intuito maior não é só conscientizar, mas também lutar pelo diagnóstico precoce, o que leva a reais chances de cura. “A cada ano a campanha ganha força com novos parceiros o que leva o envolvimento de mais pessoas. Estou muito satisfeita com as ações realizadas e de poder colaborar com a causa”, destacou Júlia.

O Setembro dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). O presidente da Coniacc, Rilder Campos, enfatizou que a responsabilidade é de todos de multiplicar as informações sobre o câncer infantojuvenil. Na oportunidade, ele também destacou a parceria da Prefeitura do Natal. “Nossa cidade é pioneira na adesão à campanha. Com as ações promovidas pela prefeitura conseguimos avançar e quem ganha é a sociedade que tem conhecimento do câncer infantojuvenil. Foram realizadas ações efetivas”, disse Rilder Campos.

De acordo com dados do Coniacc, foram 26 ações de panfletagem com entrega de mais de 15 mil laços e 10 mil panfletos, além de 12 apresentações da peça de teatro “Quanto mais cedo, melhor” e duas audiências públicas.

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