18 de abril de 2024
Estado

Audiência pública na Assembleia vai debater a falta de leitos de UTI pediátrica no RN‏

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa vai discutir na próxima segunda-feira (20), a partir das 9 horas, no auditório Deputado Cortez Pereira, a situação das UTIs infantis no Estado e o déficit de mais de 300 leitos para crianças entre 0 a 14 anos. A proposição é da deputada estadual Márcia Maia (PSDB), presidente da Frente Parlamentar Estadual da Criança e do Adolescente na Casa, com apoio do Projeto Criança Viva.

Um leito de UTI é suficiente para salvar 40 crianças por ano, contudo, o Rio Grande do Norte detém atualmente apenas 103 leitos neonatais entre hospitais públicos e privados, enquanto a quantidade de leitos pediátricos é de apenas 40 para cerca de 800 mil crianças no total.

Os números contrariam a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que indica a necessidade de quatro leitos neonatais para cada mil crianças nascidas vivas. Já a orientação para UTIs pediátricas é de no mínimo três leitos para cada 10 mil crianças entre 0 e 14 anos.

O anestesiologista e coordenador do movimento Criança Viva, Madson Vidal, fará a exposição do quadro geral e a expectativa é de que a audiência possa sinalizar soluções em curto, médio e longo prazo para o déficit de leitos, falta de profissionais e de infraestrutura das Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal e Pediátricas no RN.

A audiência reunirá representantes do Legislativo, Governo do Estado, Municípios, classe médica, além da OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, AMICO, GACC, Instituto do Bem, Rotary Clube, Pastoral da Criança, e membros da sociedade civil organizada.

z