28 de março de 2024
Diversos

Aumenta movimento dos grevistas do INSS no RN

Gerentes de agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio Grande do Norte entregaram as funções que ocupavam à frente das representações da autarquia no Estado. A decisão foi tomada em razão da falta de avanço nas negociações da categoria com o Governo Federal. A paralisação dos servidores chega a terceira semana e medida intensifica movimento no RN.

Ao todo, o Estado possui 37 agências do INSS. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Rio Grande do Norte (Sindprevs-RN), em 25 delas os gerentes já entregaram as suas funções à superintendência regional do Instituto, suspendendo por completo os serviços prestados nas representações. Apenas as agências localizadas na Grande Natal e em Mossoró ainda estão funcionando parcialmente.

A Direção do Sindprevs-RN conta que as negociações com o Governo Federal não avançaram desde que a greve foi deflagrada, no dia 7 deste mês. “Foi criado um comando, reunindo representantes de todo o Brasil, incluindo aqui do Estado, para dialogar com o Governo, mas o assunto não está sendo tratado com prioridade pelo Executivo”, disse Júlio Nicácio, vice-presidente do Sindicato.

Além dos servidores do INSS, a greve sem data para terminar também contempla trabalhadores do quadro dos ministérios da Saúde e do Trabalho. A categoria reivindica reposição salarial em conformidade com a inflação, incorporação de gratificações, paridade entre ativos e inativos e a realização de concurso público, além de melhorias nos ambientes de trabalho.

Segundo Júlio Nicácio, a realização de pelo menos 30% dos atendimentos, aqueles que são qualificados como emergenciais, vai continuar sendo respeitada pela categoria. “O objetivo da greve é melhorar os serviços hoje muito mal prestados à população, já que estamos numa situação insustentável, do ponto de vista financeiro e estrutural, tanto que o movimento foi prontamente acolhido pelos servidores aqui no RN”, conta Júlio. De acordo com números do Sindprevs-RN, a adesão da categoria à paralisação já ultrapassa os 80% no Estado.

INSS 003