Entender o ritmo de cada um é o convite que a Assembleia Legislativa lança, em tom de reflexão, para chamar a atenção do tratamento em crianças autistas e suas famílias, em sua nova campanha. O tema foi destaque nesta terça-feira (30), em audiência pública de propositura do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

“É necessário discutir o atendimento às pessoas acometidas pelo autismo, o aumento no registro de casos e os esclarecimentos sobre o distúrbio. O atraso no diagnóstico prejudica o processo de aprendizagem e impede o desenvolvimento. Por isso, a importância de se começar o tratamento o mais cedo possível, que é o principal objetivo da campanha lançada por esta Assembleia Legislativa”, disse Ezequiel.

Ao longo da sessão, depoimentos emocionados foram destaques. Nas narrativas, os pais expuseram o amor incondicional que as leva a buscar toda a ajuda de que podem precisar para o tratamento de seus filhos.

“A intervenção precoce ainda é a melhor coisa a ser feita. Tudo o que queremos é tratamento adequado para nossos filhos. O atraso no desenvolvimento, como ocorre com as crianças autistas, pode ser evitado se agirmos a tempo”, destacou Helga Oliveira, mãe de Caio – protagonista da campanha.

Foto: Ney Douglas

Foto: Ney Douglas