23 de abril de 2024
Sem categoria

Balanço da Operação Verão mostra redução no número de ocorrências

Foram divulgados na manhã desta quarta-feira (29), os dados da Operação Verão 2012, promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM/RN), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/RN), Guarda Municipal do Natal (GMN), Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A (EMPARN), Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) e a Cruz Vermelha.

Segundo o secretário da SESED, Aldair da Rocha, os números positivos são fruto do trabalho realizado nesse período. “Hoje não é dia de festa, não é comemoração, nós estamos apenas apresentando o trabalho realizado na Operação Verão. É o resultado do trabalho da polícia, dos órgãos da segurança pública e de nossos voluntários”, disse o Secretário.

O coordenador geral do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Luiz Roberto Fonseca, parabenizou a SESED pela “iniciativa e apoio e a atitude não mais permissível em favor da vida”, onde ele informou que houve uma redução de 60% nas ocorrências, o que não acontecia a seis anos no SAMU. O supervisor corroborou ainda explicando que desde que as blitzen começaram a ocorrer na segunda semana da Operação Verão, o número de mortes foi zero.

A Polícia Civil também participou ativamente da Operação Verão, onde instalou delegacias nas praias de Pitangui (Litoral Norte), Pirangi (Litoral Sul), Tibau e Pipa sem prejudicar o atendimento nas demais delegacias da Capital.

Já o Corpo de Bombeiros utilizou um efetivo de 90 pessoas divididas em 60 guarda vidas na Região Metropolitana, 20 no Oeste do estado e mais 10 na Região do Seridó.

E com ajuda da Cruz Vermelha foram realizados a Campanha Praia Segura nas regiões Metropolitana, Oeste e Seridó do RN; nas praias foram feitas a ação Criança a Vistas, onde 10.783 crianças foram identificadas. Outra ação bastante elogiada pelo público foi o Alcance Preventivo, em que voluntários, com o apoio de um salva vidas, orientaram 74.385 pessoas sobre os locais ideais para banho nas praias de todo o litoral.