19 de abril de 2024
Estado

Bancada Federal tenta evitar fechamento de bancos postais no RN

Durante debate na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), de iniciativa da senadora Fátima Bezerra (PT), parlamentares, prefeitos e servidores dos Correios tentaram sensibilizar o presidente dos Correios, Guilherme Campos, e o vice-presidente do Banco do Brasil, Walter Junior, sobre a importância da manutenção dos bancos postais, especialmente para o desenvolvimento econômico dos pequenos municípios e a inclusão bancária de suas populações.

No RN, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre os Correios e o Ministério Público, restringe o funcionamento de bancos postais às agências que possuam vigilantes armados. Como parte das medidas de economia, a empresa decidiu tirar vigilantes de vários postos. O TAC foi assinado em uma tentativa de diminuir os assaltos com mortes que ocorreram em diversas agências.

O coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte, deputado federal Felipe Maia (DEM), participou do encontro, e falou também em nome dos colegas que não puderam comparecer: “A intenção é impedir que mais de 170 bancos postais espalhados no RN tenham as suas portas fechadas. Esses fechamentos podem acarretar prejuízos aos usuários que dependem dos serviços bancários oferecidos. Caso a medida ocorra, a população precisará deslocar-se para cidades polos com agências bancárias”.

Para a deputada Zenaide Maia (PR), o fechamento dos bancos postais vai deixar os municípios em situação difícil, onde a população vai ficar sem amparo e comprometer o desenvolvimento local. “Estamos tentando mudar essa decisão que na verdade é um grande erro e que vai prejudicar muito a população e o desenvolvimento dos municípios”, disse.

O deputado federal Rafael Motta (PSB), também participou da reunião.

Zenaide Maia com Fátima Bezerra e Rafael Mota

felipe_parecer