19 de abril de 2024
Sem categoria

Beco da Lama chega ao FIM?

Do Blog do Barbosa

Enquanto centros como Salvador, Recife e Rio incentivam a manter a história cultural da cidade, como o Pelourinho na capital baiana, o Recife antigo na capital pernambucana e a Lapa, na capital fluminense, em Natal a promotora de Justiça e do do Meio  Ambiente Rossana Sudário resolve punir um tradicional reduto boêmio da Cidade Alta, o Beco da Lama, proibindo a partir de 21 de fevereiro qualquer evento musical na área. A sentença da promotora está embasada em um abaixo-assinado apresentado à Promotoria respaldado por 20 moradores daquela área.

A Cidade Alta, é bom que se diga, há muito deixou de ser um bairro residencial. Tudo bem que se há abuso com relação ao som, que se chegue a um denominador comum. Mas daí determinar o fim de qualquer evento cultural na área já é um tanto quanto demasiado. Numa cidade que se ressente de eventos culturais como a capital potiguar, é pouco provável que a medida extrema adotada pela promotora Rossana Sudário mereça o aplauso da sociedade. Até porque o que se fala é que em não sendo mais um espaço cultural o Beco da lama se transformará numa cracolândia. Ouso dizer que concordo com tal afirmação.

Se o problema é o barulho, por que é que a promotora Rossana Sudário não levanta uma bandeira junto aos nossos legisladores para fazer uma lei que proíba definitivamente os chamados paredões em carros e caminhonetes de gente que tem dinheiro? Coibir só não é o suficiente. Já disse aqui neste espaço e repito. Neste verão foram inúmeras as proibições. Mas quando a Polícia vai embora volta-se tudo de novo. Não é o caso do Beco da Lama. Alí era só estabelecer um horário e um limite para a altura do som. Pronto: estava resolvido o problema. Mas, não. A promotora resolveu tomar uma medida extrema. No caso dos paredões, que faz mal inclusive a saúde afetando a audição, baixasse o som. Quando a polícia vai embora …  Ah, deixa pra lá!

Infelizmente o Beco da Lama vai acabar mesmo virando uma cracolândia. E a quem caberá a culpa por causa disso? Certamente as pessoas que entraram com o abaixo-assinado para proibir eventos culturais no local hão de se arrepender futuramente, porque ao invés de boêmios vão ter no local drogados. Espero está errado, mas é isso que se prevê. Que Rossana Sudário possa rever sua posição e que o Beco da Lama continue a ser um reduto boêmio e cultural da cidade como sempre foi. Não demora muito a promotora vai querer também fechar o Buraco da Catita, na Ribeira. A conferir!