25 de abril de 2024
Economia

Bordados de Caicó conquistam selo de Indicação Geográfica

Os Bordados de Caicó ganharam o selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria indicação de procedência, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O título foi concedido nessa terça-feira (23) e válido para os bordados produzidos na cidade de Caicó e de outros 11 municípios do Seridó com tradição nessa arte secular que é bordar.

Desde junho de 2018, que o Rio Grande do Norte entrou com o pedido de reconhecimento do bordado como verdadeiramente de origem geográfica do Seridó Potiguar como local de produção atestado. Com esse selo, o estado soma dois produtos com IG. O melão amarelo da região de Mossoró foi o primeiro a obter o registro ainda em 2013.

O processo de obtenção da IG para o bordado é um esforço coletivo entre as bordadeiras, Sebrae no Rio Grande do Norte e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), tendo como requerente o Comitê Regional das Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (Cracas).

A presidente do Cracas, Arlete Silva, comemora a conquista do IG, um anseio que, segundo ela, já vinha desde a década de 1970 e agora vai valorizar os trabalhos. “Para as bordadeiras do Seridó, é título de grande valor. O Brasil inteiro, e até mesmo outros países, já conheciam a qualidade do nosso bordado e muitos se aproveitam da fama para vender peças feitas em outros estados, principalmente Ceará, como se fosse bordado de Caicó”, conta a presidente.

“Não é só questão de ganhar clientes. Faz parte de valorizar esse trabalho que é feito aqui com tanto cuidado e que muitas vezes é comercializado lá fora sem ser identificado que é daqui. Agora teremos um selo confirmando que o bordado é de Caicó”, comemora a artesã Iracema Nogueira, que borda há pelo menos 60 anos.

IMG_4220