17 de abril de 2024
Sem categoria

Brasil ganha os primeiros parques eólicos totalmente privados

O parque eólico de Miassaba 2 é o primeiro do Brasil a operar no ambiente do mercado livre. Com Aratuá 1, no mercado cativo, totalizam as duas primeiras unidades desenvolvidas totalmente pela iniciativa privada – após a lei 10.848, promulgada em 2004. Com inauguração no dia primeiro de março, as usinas juntas somam R$ 120 milhões de investimentos e 28,8 megawatts (MW) de potência, energia suficiente para abastecer uma cidade com 70 mil residências.

Desenvolvidos e implementados pela Bioenergy, empresa pioneira em energia limpa no Brasil, os parques eólicos de Miassaba 2 e Aratuá 1, localizados na cidade de Guamaré, no Rio Grande do Norte, ganharam 18 turbinas GE Wind 1.6-82.5 MW – os primeiros equipamentos eólicos da GE a serem instalados na América Latina.

“Antecipamos a inauguração em cinco meses, o que marca a excelência de nossos projetos”, afirma Sérgio Marques, presidente da Bioenergy. “Além de reforçar o comprometimento da companhia com o País, o contrato com a Bioenergy consolida ainda mais a participação da GE neste mercado”, explica Jean Claude Robert, líder de Negócio para a América Latina.

Os parques eólicos de Miassaba 2 e Aratuá 1 eliminam 702 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Isso equivale a um reflorestamento de dois milhões de árvores, preservadas por 21 anos. Juntas, as usinas geram 150 empregos diretos e indiretos.

(Redação – www.ultimoinstante.com.br)