18 de abril de 2024
Geral

Brasil investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30), que acompanha a investigação de dois casos suspeitos de varíola dos macacos no país, nos estados do Ceará e Santa Catarina. Informações apuradas pelo jornalista da CNN Kenzô Machida indicam um terceiro caso suspeito em investigação no Rio Grande do Sul.

De acordo com o ministério, não há casos confirmados da doença no Brasil até o momento.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, que realiza o monitoramento, o caso suspeito é de um morador de Fortaleza. Foram adotadas medidas como isolamento domiciliar, busca de contatos e coleta de material para exames, que está em andamento. Segundo a secretaria, não foi identificado deslocamento para áreas em que foram confirmados casos ou contato com pessoas com a doença.

A paciente de Santa Catarina buscou atendimento na atenção primária no dia 26 de maio, relatando tosse, febre, dores musculares (mialgia) e de cabeça (cefaleia). Na consulta, foram identificadas lesões no corpo. O exame físico revelou a presença de erupções cutâneas no rosto, couro cabeludo, boca, tórax, abdômen, pernas e braços e na região genital.

Já o caso suspeito do Rio Grande do Sul é de um paciente com viagem da cidade de Porto, em Portugal, que realiza tratamento antirretroviral. O paciente chegou ao Brasil no dia 10 de maio e apresentou quadro de dor de cabeça e aumento dos gânglios do pescoço e na região da virilha no dia 13, além de relato pessoal de febre.

Fonte: CNN