23 de abril de 2024
Sem categoria

Brasil passa a ser o 2º país com mais usuários no Twitter

O instituto de pesquisa francês Semiocastpublicou nesta segunda-feira (31) um estudo segundo o qual o Brasil passou a ser o segundo país em número de usuários no Twitter, ultrapassando o Japão. Levando em consideração contas criadas até o dia 1º de janeiro deste ano, o microblog tem 33,3 milhões de usuários brasileiros. Em novembro, a mesma empresa mostrou que o português já era a terceira língua mais twittada, com base em dados de outubro de 2011.

À frente no ranking de número de usuários, e muito à frente, os Estados Unidos: lá são 107,7 milhões de twitteiros. O top 5 se fecha com Japão (29,9 milhões), Reino Unido (23,8 milhões) e Indonésia (19,5 milhões).

Os americanos são 28,7% do total de usuários do Twitter. Só nos EUA, 5,6 milhões de contas foram criadas apenas no mês de dezembro de 2011.  O estudo do Semiocast observa também que, apesar de ter mais usuários que o Japão, os dos Brasil são menos ativos que os da terra do sol nascente: 30% dos twitteiros japoneses postaram pelo menos um tweet entre setembro e novembro de 2011, contra 25% dos brasileiros. Os mais ativos no período foram os holandeses (33% twittaram). A média mundial é 27%.

Vale notar que vários dos países tidos como emergentes se destacam no ranking da Semiocast. Dos 20 primeiros, 11 fazem parte desse grupo. São eles Brasil, Indonésia, Índia, México, Filipinas, Turquia, Venezuela, Colômbia, Argentina, Chile e Rússia (repare que seis desses são latino-americanos). Os desenvolvidos se fazem presentes com EUA, Japão, Reino Unido, Espanha, Canadá, Coreia do Sul, França, Holanda e Alemanha.

Por Bernardo Barbosa/ O Globo