18 de abril de 2024
Cotidiano

Câmara concede cidadania natalense ao Vice-Almirante André Moraes Ferreira

A Câmara Municipal de Natal concedeu, durante sessão solene nesta quinta-feira (23), o Título de Cidadão Natalense ao Vice-Almirante André Moraes Ferreira, Comandante do 3° Distrito Naval. Proposta pela vereadora Camila Araújo (União Brasil) e aprovada por unanimidade, a solenidade, realizada na Base Naval de Natal, contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e amigos do homenageado.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, o Vice-Almirante André Moraes ingressou na Marinha do Brasil em 1983. No dia 10 de dezembro de 2021, ele assumiu o Comando do 3° Distrito Naval, sediado na capital potiguar.

“A concessão do título honorífico de Cidadão Natalense ao Senhor André, apenas torna “de direito” o que o agraciado já se considera “de fato”, que é ser um verdadeiro Natalense”, afirmou a vereadora Camila Araújo, ao fazer uso da palavra. “Portanto, esta homenagem legislativa constitui um reconhecimento à pessoa desse cidadão que serve de inspiração e referência para o povo de Natal, sendo motivo de orgulho para todos nós que integramos o parlamento municipal”, completou.

Também presente na solenidade, a vereadora Nina Souza (PDT) ressaltou a atuação das Forças Armadas na cidade. “Sabemos do trabalho forte e contundente que a Marinha Brasileira faz aqui em Natal. E o Vice-Almirante André chegou trazendo renovação. Ele tem feito uma articulação intensa para que a gente tenha a reabertura do Farol de Mãe Luiza, que é uma demanda histórica da população. O título é muito merecido”.

O prefeito de Natal Álvaro Dias falou sobre a parceria entre o poder público e as instituições militares. “Esse trabalho integrado promove desenvolvimento em todos os setores da sociedade. Dito isso, a homenagem ao Vice-Almirante André mostra a relação harmoniosa e salutar que deve existir entre os poderes”.

Já o secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, Coronel Araújo, destacou a competência do mais novo cidadão natalense. “Trata-se de uma personalidade importante das Forças Armadas do Brasil com relevantes serviços prestados a Natal. Uma justa homenagem e a Câmara está de parabéns pela iniciativa”, disse ele, que na ocasião representou a governadora Fátima Bezerra.

Em seu discurso, o Vice-Almirante André comemorou a distinção outorgada pela Câmara Municipal. “É uma noite especial porque hoje passo a ser, oficialmente, filho dessa cidade que me recebeu de braços abertos. Estou lisonjeado com tantas demonstrações de carinho e apreço. A todos minha gratidão”, concluiu.