28 de março de 2024
Sem categoria

Câmara de Natal aprova projeto de Bertone Marinho que facilita trabalho da imprensa‏

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Natal aprovou, em primeira votação, Projeto de Lei de autoria do vereador Bertone Marinho (PMDB) que garante aos veículos de imprensa o direito à livre parada e estacionamento nas vagas oficiais dos órgãos públicos municipais. Para tanto, devem estar a serviço, realizando cobertura jornalística e não ultrapassar o máximo de duas vagas.

“O direito garantido pelo Projeto só poderá ser exercido durante a captação das informações e imagens, e não poderá o veículo permanecer em locais desconformes após a coleta de dados, que terá duração máxima de permanência de 30 minutos”, explicou Bertone Marinho.

Segundo ele, a capital potiguar vive um caos no trânsito, o que obriga os profissionais da notícia a estacionar distante os carros de reportagem, muitas vezes em locais inadequados. “O objetivo desta proposta é facilitar o acesso a informação, além de oferecer mobilidade para o trabalho dos jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos”, concluiu o vereador, lembrando que os veículos das empresas de comunicação deverão ser credenciados junto à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano – STTU.

Ao final da sessão, o Plenário também aprovou uma matéria apresentada pelo vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) que estabelece ao Município de Natal disponibilizar vacina e soro antitetânicos nos hospitais e demais unidades de saúde de atendimento de urgência para aplicação imediata nos casos de acidentados de qualquer gravidade.

z