16 de abril de 2024
Cultura

Câmara Federal homenageia o Mossoró Cidade Junina

A história de resistência do povo mossoroense ao bando de Lampião e o evento Mossoró Cidade Junina receberam o reconhecimento nacional, em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A proposição foi do deputado federal Beto Rosado (PP/RN).

Em sua fala, a prefeita Rosalba Ciarlini resgatou a história do evento, que teve início em sua gestão há 23 anos.  “Mossoró não é apenas a cidade onde a mulher votou pela primeira vez na América Latina. Não é apenas a cidade onde fomos pioneiros na libertação dos escravos. Não é apenas a cidade que resistiu a Lampião. Não é apenas a maior produtora de sal, concentrando 97% da produção. Mossoró é, sobretudo, a força do seu povo, da sua gente”, declarou a prefeita.

A sessão solene contou com uma comitiva de mossoroenses, a vice-prefeita Nayara Gadelha, o secretário de cultura Eduardo Falcão, gestora cultural Isaura Amelia Rosado, Vereadores Izabel Montenegro, Emilio Ferreira, Alex Moacir e Zé Peixeiro. Os deputados federais Benes Leocádio e a senadora Zenaide Maia também prestigiaram a solenidade.

Cidade Junina