19 de abril de 2024
Diversos

Câmara Municipal de Natal homenageia mulheres com comenda Júlia Alves Barbosa

A Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene em alusão do Dia Internacional da Mulher homenageando mulheres com atuação de destaque, cada uma em sua área, na capital potiguar. As homenageadas receberam a comenda Júlia Alves Barbosa, que foi a primeira vereadora mulher da América Latina.

A vereadora Júlia Arruda, propositora da sessão, destacou que a atual legislatura da Câmara de Natal possui a maior bancada feminina da história com sete representantes, porém, ela enfatizou que a data também é um momento para reflexão. “Essa é uma noite especial que entrega a honraria que leva o nome da primeira vereadora da América Latina. Apesar de festivo, esse é um dia para reflexão, porque vivemos no Estado que mais mata mulheres no Brasil. Que esta data nos traga um momento para refletirmos sobre”, ponderou.

No total, foram homenageadas 27 mulheres. São elas: Wilma de Faria (in memoriam); a empresária Wanúzia Alves Melo; a coordenadora pedagógica Irani Souza de Oliveira; a jornalista Anna Ruth Dantas; a líder política Walleska Coimbra; a secretária municipal de Saúde (SME), Maria da Saudade Azevedo; a professora Andréia Martins; a diretora do Hospital Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pereira Pinheiro; a deputada estadual Cristiane Dantas; a administradora Marcia Reginna Costa Valle; a aposentada Maria Ruth Ximenes Hackradt; a senhora Ozaneide Alda Xavier (in memoriam), mãe do vereador Ériko Jácome; a secretária Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Danielle Mafra; a irmã Carmem Alves (in memoriam), mais conhecida como Madre Alves pelos trabalhos na área da educação; a secretária de Assuntos Extraordinários de São Gonçalo do Amarante, Mada Calado; a integrante da Diretoria da Cáritas Arquidiocesana, Maria da Conceição Araújo dos Santos; a educadora física Maria Rodrigues da Silva; a desportista Magnólia Figueiredo; a pedagoga e militante Camila Barbosa dos Santos; a senadora Fátima Bezerra; a vice-presidente do Conselho de Cultura do RN, Eulália Duarte Barros; a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), Vilma Batista da Silva; a vereadora de Kátia Pires, de Parnamirim; e a enfermeira Maria Betânia Maciel de Oliveira.

O vice-governador Fábio Dantas participou da homenagem e a primeira-dama de Natal, Andrea Ramalho, representou o prefeito Carlos Eduardo. Já a deputada Márcia Maia representou a Assembleia Legislativa.

DSC_0125