A Assembleia Legislativa do RN realizou na manhã desta segunda-feira (10) uma sessão solene em alusão à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Além de chamar a atenção para o tema, a solenidade proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), também homenageou doze mulheres que venceram o câncer de mama e estão em tratamento contra a doença.

“Nossa proposta é trazer uma mensagem de alerta para todos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a cada dois minutos uma mulher é diagnosticada com câncer. E é nossa responsabilidade sermos multiplicadores na prevenção e alertar para a importância da detecção precoce do câncer”, disse Cristiane Dantas. A deputada parabenizou a atuação dos grupos Despertar, Rede Feminina Contra o Câncer e Reviver e destacou a necessidade das mulheres estarem sempre atentas aos próprios corpos. “É essencial manter-se alerta com a própria saúde, isso pode fazer a diferença quanto a cura”, disse.

Presente na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, destacou os exemplos de superação reunidos no plenário da Casa. “Esta solenidade homenageia grandes mulheres que venceram o câncer de mama. Elas, através de seus exemplos, trabalham no dia-a-dia para que outras mulheres conquistem esta vitória fazendo a prevenção e o diagnóstico precoce”, salientou.

Homenageadas
Adriana Lins da Silva Maia
Alda Farias da Silva
Ednê Pereira Soares
Ester Emerenciano Maia
Elvira Maísa Barbalho Azevedo
Francisca Borges Vitorino
Kathiene Borba Barbosa
Luanna Priscila Gouveia Cabral
Maria Ariadna da Rocha Ribeiro Dantas
Mariana Melo Santos
Marleide Brito
Sheila Wal

Foto: Eduardo Maia

z