16 de abril de 2024
Natal

Campanha Setembro Dourado é lançada no Palácio Felipe Camarão

A campanha Setembro Dourado, de conscientização do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, foi lançada na manhã desta sexta-feira (1°), no Palácio Felipe Camarão, pelo prefeito Carlos Eduardo e pelo presidente da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), Rilder Campos, o idealizador da Casa Durval Paiva. Dada a importância da causa, a prefeitura de Natal deflagrará na próxima segunda-feira (4) uma campanha publicitária que envolverá os diversos setores da mídia na capital.

“Este é o terceiro ano de lançamento do Setembro Dourado no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. Faço questão de lançar essa campanha tão necessária àqueles que não têm condição de se defender, como é o caso das crianças acometidas pelo câncer”, assinalou o prefeito. Ele acrescentou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se engajará na campanha, colocando os seus cinco distritos sanitários e todas as unidades de saúde à disposição do Setembro Dourado. Participarão, ainda, da campanha as Secretarias Municipais de Educação, Trabalho e Assistência Social e Comunicação Social: “Quando a doença é diagnosticada a tempo a criança tem a chance de se tornar um adulto e se engajar na causa, tornado-se um multiplicador”.

De acordo com o presidente da Coniacc, Rilder Campos, a campanha que se inicia hoje ocorre em todo o Brasil. Ele alertou que quando a criança tem seu diagnóstico precoce a chance de cura é muita alta: “Precisamos lutar contra o câncer e mudar a atual realidade. Existe um gargalo no Brasil, mas estamos avançando. Precisamos ter mais cuidado com as nossas crianças e adolescentes. Todo dia nasce criança. É um trabalho incessante e muito difícil. A Coniacc representa hoje 53 instituições no país inteiro”, observou.

Na ocasião, foram exibidos três vídeos sobre o tema, além depoimentos de mulheres sobre o câncer infanto-juvenil, entre elas a curraisnovense Maxsuila Acioli, mãe do pequeno George Luís, que falou sobre o caso do filho e a importância do diagnóstico precoce.

Participaram, ainda, do evento a vereadora Julia Arruda, propositora da Lei que instituiu o Setembro Dourado dentro do calendário oficial da Prefeitura de Natal; o médico Ivo Barreto, diretor da Liga Contra o Câncer; a secretária adjunta de Saúde do Município, Maria da Saudade Moreira; secretário de Comunicação Social, Heverton de Freitas; secretário adjunto de Comunicação Social, Marcos Alexandre; secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira; Francineide Damasceno, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), e a doutora Luciana Correia, do Hospital Infantil Varela Santiago.

26831