25 de abril de 2024
Estado

Carcinicultores esperam por sanção de Lei

Uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte mais uma vez pode sofrer um revés importante devido a falta de informação dos responsáveis pelos órgãos ambientais. O setor da aquicultura tem travado uma verdadeira batalha para continuar existindo e gerando os milhares de empregos que hoje mantém, mas essa tem sido uma batalha injusta.

A Lei Cortez Pereira (PL 063/2015) pode ser um grande passo no desenvolvimento da carcinicultura e da economia em nosso Estado. Porém, é necessário que a conduta, geralmente carregadas de ideologias atrasadas e sem nenhum compromisso com as questões ambientais e econômicas, sejam modificadas. É necessário ter embasamento técnico e jurídico para discutir a questão e os carcinicultores estão dispostos a seguir em frente na luta pela ampliação da produção e da geração de emprego e renda.

A ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão), ANCC (Associação Norte-Riograndense dos Criadores de Camarão) e Coopercam têm lamentado o equívoco interpretativo da lei no Rio Grande do Norte.