18 de abril de 2024
Natal

Carlos Eduardo anuncia metas e investimentos para 2016 em sua mensagem anual‏

Na manhã desta terça-feira (16) o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, fez a leitura da mensagem anual do Poder Executivo na abertura oficial dos trabalhos na Câmara Municipal da capital potiguar. Em um tom otimista, ele fez um balanço das ações da gestão ao longo dos últimos três anos e elencou os investimentos que irão acontecer em Natal neste último ano do seu mandato à frente do Palácio Felipe Camarão.

Dentre as metas estabelecidas e investimentos anunciados estão a implementação do binário nas avenidas Antônio Basílio/ Nascimento de Castro e o binário entre as ruas São José e Jaguarari, bem como à entrega de duas novas Unidades de Pronto-Atendimento. Uma no bairro Potengi, na Zona Norte, e outra no Conjunto Cidade Satélite, além da mudança da Maternidade das Quintas para um prédio novo e totalmente remodelado que irá permitir a ampliação dos atendimentos e ainda o concurso para todas as carreiras da saúde no mês de abril.

No campo das obras ele recordou a entrega do Complexo Viário Dom Eugênio Sales. A maior obra de mobilidade urbana da história de Natal com seis túneis, dois viadutos e duas passarelas. O Portal do Sol Klebson Nascimento, em Mãe Luíza, também mereceu destaque. Uma obra bonita que valoriza a região e a cidade, mas que além do aspecto paisagístico, tem por trás de si uma obra de drenagem na encosta, há anos necessária para resolver um problema histórico de Mãe Luiza. Sem esquecer também da obra de enrocamento de Ponta Negra, da reabertura do Parque da Cidade, da Maternidade Leide Morais e o novo Mercado Modelo das Rocas.

Na educação, foram acrescidas a rede de 13 novas unidades, sendo 12 centros de educação infantil e uma escola de ensino fundamental, sem contar com a valorização dos professores que tiveram ganhos salariais na ordem de 60%, no período de junho de 2013 a janeiro de 2016.

Carlos Eduardo anunciou a licitação para o término do projeto de macrodrenagem no entorno da Arena das Dunas. Serão investidos mais R$ 22 milhões de reais. São cinco poços que faltam ser construídos de um total de 32 previstos no projeto e 894 metros do túnel, que tem uma extensão total de 4 quilômetros e setecentos metros. Esse é um projeto que vai eliminar 36 pontos de alagamento em bairros populosos, envolvendo ainda as lagoas de captação de São Conrado, Cidade da Esperança e do Centro Administrativo. Além disso, também informou que as obras de recuperação do Viaduto do Baldo terminam em abril e o primeiro binário da capital potiguar nas Avenidas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara que contempla drenagem, recapeamento e urbanização, está em andamento, faltando realizar 30% das calçadas da Jerônimo Câmara e a sinalização das vias. Ainda dentro dos serviços previstos para 2016 na área de drenagem e pavimentação de vias da cidade, estão programadas intervenções em 53 ruas do Conjunto Brasil Novo, 10 ruas no Parque das Dunas, 13 ruas no Loteamento Mar del Plata, 16 ruas em Nova Cidade e 11 ruas no Loteamento Santa Cecília.

Carlos Eduardo enalteceu a valorização conquistada pela cultura ao longo do seu mandato. Ele mencionou a reabertura do Memorial Natal, no Parque da Cidade, e o da Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira. Uma página especial foi dedicada ao projeto Natal em Natal que movimenta o setor e abre oportunidades em todas as vertentes da cultura. O carnaval não ficou de fora da mensagem do prefeito. O chefe do executivo municipal reforçou a necessidade nos investimentos em festejos populares, pois essas iniciativas ajudam na divulgação da cidade e movimentam a economia local. Isso foi comprovado em 2015. De acordo com uma pesquisa feita pela Fecomercio/RN, durante o carnaval do ano passado foram movimentados mais de R$ 55 milhões de reais em Natal. Estima-se que esse ano esse montante seja superado: “Nossa política cultural está consolidada e é reconhecida pelo natalense”, apontou.

16/02/2016 - PREFEITURA DO NATAL - Leitura anual do Prefeito Carlos Eduardo, no plenário da Câmara Municipal - Foto: Alex Régis/ SECOM
16/02/2016 – PREFEITURA DO NATAL – Leitura anual do Prefeito Carlos Eduardo, no plenário da Câmara Municipal – Foto: Alex Régis/ SECOM