19 de abril de 2024
Cidades

Carlos Eduardo apoia projeto de modernização do sistema de trens de Natal e região metropolitana

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniu na manhã desta quarta-feira (13), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos no Rio Grande do Norte, João Maria Cavalcanti, que apresentou o projeto de reforma, modernização e ampliação da rede férrea da capital potiguar e região metropolitana. Ele solicitou ao prefeito a parceria da administração municipal para ajudar na execução do projeto com algumas intervenções urbanas. O chefe do poder executivo municipal determinou que uma reunião entre os técnicos da STTU, Semurb e Seharpe e os representantes da CBTU fosse marcada. O encontro foi agendado para a próxima semana.

O projeto prevê criação de três linhas de operação (Parnamirim/Ribeira ; Ribeira/ Nova Natal; Nova Natal/Ceará-Mirim), a aquisição de 12 composições de VLT, 2 Locomotivas diesel, construção de 30 estações, modernização da via férrea e a construção de 13 cruzamentos. Estão previstas intervenções nos bairros da Ribeira, Quintas, Nordeste, Potengi, Redinha, Passo da Pátria, Alecrim, Guarita, Bom Pastor, Cidade da Esperança, além dos conjuntos Soledade e Nova Natal na zona norte.

O prefeito ficou empolgado com o tamanho e ousadia do projeto apresentado e colocou toda a estrutura de sua gestão a disposição da CBTU para todos trabalharem em conjunto na execução dessas melhorias. “A população que utiliza os trens precisa de equipamentos mais modernos e seguros. Este projeto tem todo apoio da nossa administração”, garantiu Carlos Eduardo.

One thought on “Carlos Eduardo apoia projeto de modernização do sistema de trens de Natal e região metropolitana

  • O VLT CBTU deveria ser a base dos principais corredores estruturais de Natal e não apenas nas ações periféricas utilizando as linhas já existentes. Isso talvez não queira, pois seria pressionado por um segmento patrocinador de suas campanhas eleitorais, as empresas de ônibus urbanos, que tem interesse no BRT e não no VLT. Só com a CBTU teríamos a chance de uma passagem subsidiada e barata em Natal e cidades vizinhas.

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