19 de abril de 2024
Natal

Ciclistas e pedestres disputam espaço no calçadão da Via Costeira

Na Via Costeira de Natal está cada vez mais comum encontrar bicicletas disputando espaço com pedestres.

O uso compartilhado das calçadas entre as pessoas de bicicleta e a pé pode terminar em um acidente.

Sou totalmente a favor do ciclismo. Só acho que essa disputa entre ciclistas e pedestres no calçadão da Via Costeira pode não terminar bem. Sem falar que muitos turistas hospedados nos hotéis daquela região fazem atividade física ali.

O que diz a lei?

O artigo 255, no capitulo XV, do O Código Nacional de Trânsito determina, “Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do artigo 59: Infração-Média; Penalidade – Multa; Medida administrativa: remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.” Significa dizer que calçada é lugar de pedestre.

Ressalta-se que a Via Costeira pertence ao Estado e não ao Município.

Foto: Heitor Gregório

4 thoughts on “Ciclistas e pedestres disputam espaço no calçadão da Via Costeira

  • Julio

    A bicicleta é o meio de transporte que eu uso para me deslocar de casa para o trabalho. Sei que estou errado pois sempre ando na calçada mas infelizmente não tenho outra alternativa. Se tivéssemos uma ciclovia que nos desse condições de trafegar seria muito bom. Não tenho coragem de me arriscar entre carros e motocicletas por isso uso a calçada. Se algum dia tivermos um prefeito que olhe para as pessoas de menor poder aquisitivo aí eu acho que vai melhorar. Enquanto espero que isso aconteça vou continuar pedalando com cuidado.

  • Manoel

    Vc poderia ser informar melhor pra saber que nesse calcadao tem uma ciclovia, portanto não eh irregular o uso pelos ciclistas…

  • Neil Almeida

    Na verdade o calçadão é dividido em duas faixas, para ciclistas e pedestres, conforme a cor do piso indica e largo o suficiente para isso.
    A questão é que não há ciclovia na pista que permita pedalar em segurança. Perigoso mesmo é compartilhar uma faixa entre ciclistasve ônibus, como ocorre na Av. Roberto Freire e outras.

  • Gabriel

    Hm… o trecho da calçada em vermelho, separado pelo piso tátil, é a própria ciclovia. É bizarro e mal projetado, sim, mas não tem transgressão.

Fechado para comentários.