20 de abril de 2024
Sem categoria

Cidades da Copa terão 4G em 2013, diz Dilma

Da Revista Exame

A presidente Dilma Rousseff anunciou, hoje, em evento na Alemanha que todas as cidades sede da Copa de 2014 terão redes 4G funcionando até o final do ano que vem.

A declaração de Dilma foi feita ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, durante a abertura da Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações, CeBIT.  A feira será aberta amanhã para o público e termina no sábado, dia 10.

De acordo com Dilma, as teles brasileiras terão concluído a construção de redes 4G no padrão LTE até o final de 2013. Para isso, o governo precisará liberar novas frequências sem fio para uso das empresas de telefonia. O leilão está atrasado e, segundo o ministério das Comunicações, será marcado para o final deste mês.

Se a promessa de Dilma for cumprida, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Cuiabá, Natal, Fortaleza e Manaus terão redes 4G em funcionamento já no ano que vem.

Além do anúncio sobre redes móveis, Dilma afirmou que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que prevê conexões de 1 Mbps por preços de até R$ 35, estará ativo nas 27 capitais do país até o final do ano.

“O Brasil fez opção por universalizar o acesso à tecnologia. Até dezembro, por meio do Programa Nacional de Banda Larga, ativaremos uma rede de fibra ótica que chegará às nossas 27 capitais e cobrirá metade da população brasileira”, afirmou a presidente.

Cebit 2012 – Segurança na internet, computação em nuvem, mobilidade, serviços e desenvolvimento são alguns dos tópicos que devem dominar o evento. No total, a feira contará com quatro mil expositores – aumento de 2% em relação ao ano passado.

Para esta edição, a feira alemã terá o Brasil como seu principal parceiro. O Governo Federal investiu cerca de US$ 1,5 milhão na feira, segundo a Softex, empresa que organiza a participação brasileira na

CeBIT. No total, 130 empresas nacionais, como Totvs, Positivo, Defenda, Embrapa e Petrobras, participarão do evento. O objetivo do Governo brasileiro é fomentar as exportações de software e serviços de TI.

Segundo a assessoria de Dilma, a presidente aproveitará o encontro com Angela Merkel para conversar sobre educação, ciência, tecnologia e inovação, além de desenvolvimento sustentável, energia e infraestrutura, assuntos centrais na cooperação bilateral.