19 de abril de 2024
Estado

Classe política, igreja e entidades debatem sobre ritmo das obras de Oiticica

O ritmo das obras da Barragem de Oiticica e a construção da nova comunidade de Barra de Santana foi debatido nesta sexta-feira (01), in loco, por representantes da classe política estadual, igreja católica, entidades representativas, movimentos sociais, sindicatos e moradores afetados pela construção do reservatório que vai garantir segurança hídrica ao Seridó e amenizar o problema das enchentes no Vale do Açu.

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), presente ao encontro, declarou que a barragem de Oiticica é prioridade nos esforços da bancada federal. “A bancada sabe das restrições orçamentárias, por isso precisamos nos unir. Uma medida seria a junção de emendas da bancada e outra seria a busca conjunta do Governo Federal. A receptividade que tivemos aqui da população foi muito bom, até mesmo mais do que as vezes encontramos em Brasília. Contudo, nos dar motivação para nos unir e não dispersar, tendo em mente que a barragem de Oiticica é nossa prioridade”, disse o senador.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado, a senadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que irá propor uma jornada de audiências públicas para tratar o tema. Para isso, serão convidados os governos federal, estadual e municipais, Bancada Federal e estadual, igreja, além de representações sociais.

O governador Robinson Faria (PSD) também marcou presença na reunião e prometeu somar esforços junto à bancada federal para acelerar o ritmo das obras.

Vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PMDB) lembrou que Oiticica foi uma prioridade do seu mandato de deputado federal, entre 2003 e 2007, destinando emendas e cobrando do Governo Federal o início das obras.

A audiência contou também com as presenças dos deputados federais Zenaide Maia (PR) e Antônio Jácome (PODE), do prefeito de Caicó, Batata (PSDB), além dos estaduais Fernando Mineiro (PT) e Nelter Queiroz (PMDB), que disse ser necessária a destinação de suplementação orçamentária de R$ 136 milhões para a conclusão das obras física e social do complexo da barragem.

Oiticica teve ordem de serviço assinada em 2013 por força política do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, então presidente da Câmara dos Deputados. A barragem terá capacidade para armazenar 592 milhões de metro cúbicos de água e irá beneficiar 500 mil pessoas de 17 cidades.

Vale ressaltar o apoio dos Governos Wilma, Iberê e Rosalba para a viabilização também do reservatório hídrico.

Álvaro, Garibaldi e Lobão
Álvaro, Garibaldi e Lobão
Mineiro e Fátima Bezerra
Mineiro e Fátima Bezerra
Batata e Álvaro Dias
Batata e Álvaro Dias
Robinson, Elídio, Nelter e Ivan Júnior
Robinson, Elídio, Nelter e Ivan Júnior