20 de abril de 2024
Política

Comissão de Educação aprova projeto que define o Dia do Arquiteto e do Urbanista

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei nº 213/2015, que institui a data de 15 de dezembro como o Dia Nacional do Arquiteto e do Urbanista. A matéria foi aprovada por unanimidade e, agora, segue para apreciação dos senadores no Plenário.

O projeto relatado pela senadora Fátima Bezerra presta uma homenagem ao Arquiteto Oscar Niemeyer e ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU. Atualmente, o Conselho tem mais de 130 mil profissionais arquitetos e urbanistas registrados. “A instituição de data anual para comemorar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista tem, portanto, duplo valor: o de homenagear um grupo profissional que equilibra a sensibilidade da arte com a ciência e técnica, bem como o de resgatar o poder de planejamento das cidades brasileiras e do próprio Estado”, disse a senadora.

Os senadores ainda aprovaram o projeto de Lei da Câmara nº 43/2016, relatado pela senadora Fátima Bezerra, que denomina Ferrovia Doutor José Pacheco Dantas o trecho ferroviário da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, entre as cidades de Natal e Ceará-Mirim. O projeto de autoria do deputado Felipe Maia foi aprovado por unanimidade e, agora, será apreciado pelo Plenário.

CwLkaQiWAAAlAF4