28 de março de 2024
Economia

Companhias aéreas GOL e Avianca serão controladas por holding do mesmo grupo

A companhia aérea brasileira Gol (GOLL4) e a colombiana Avianca passarão a ser controladas por um mesmo grupo, segundo negócio anunciado nesta quarta-feira (11)

O acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca e o acionista controlador da Gol, MOBI Fundo de Investimento em Ações (MOBI FIA), segundo fato relevante. A holding se chamará Grupo Abra.

A Gol e Avianca manterão operações independentes, mantendo suas respectivas marcas e culturas, enquanto “se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, segundo comunicado.

A equipe de gestão da Holding, que será responsável pela direção geral e estratégia da Holding, entrega de sinergias e coordenação das funções centrais, será liderada por Roberto Kriete (Presidente do Conselho de Administração), Constantino de Oliveira Junior (CEO), e Adrian Neuhauser e Richard Lark (Co-Presidentes).

“Nem o MOBI FIA ou tampouco os irmãos Constantino alienarão, direta ou indiretamente, qualquer ação da Gol. A operação não acarretará a obrigatoriedade de realização de uma oferta pública de aquisição de controle para os acionistas minoritários da Gol, uma vez que não haverá alienação ou transferência do controle acionário da Gol, conforme determinado pelas leis e regulamentos brasileiros”, destaca o comunicado.

O fechamento da operação está condicionado ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais previstas no Master Contribution Agreement, incluindo a aprovação prévia dos órgãos reguladores competentes.

Fonte: InfoMoney