28 de março de 2024
Economia

Complexo Eólico Gameleiras entra em operação no Rio Grande do Norte

Dois anos e meio antes da data estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a CPFL Renováveis, empresa do grupo CPFL – líder em geração de energia renovável no Brasil, com 95,6% de sua capacidade instalada (4,3 GW) provenientes de fontes limpas -, coloca em operação a última das 23 torres do Complexo Eólico Gameleira, no Rio Grande do Norte.

“Contribuir para uma matriz energética limpa no Brasil é um dos nossos compromissos. Até 2024, temos como meta manter pelo menos 95% das fontes renováveis em nosso portfólio de geração”, afirma José Alexandre Almeida Serra, Diretor de Engenharia e Obras da CPFL.

O projeto teve início em maio de 2019, no município de Touros, no litoral norte potiguar, com investimento de R$ 397 milhões. Ao todo, são 21 km de extensão de linhas de transmissão e 81.65MW de capacidade divididos em quatro parques eólicos: Costa das Dunas, Figueira Branca, Gameleira e Farol de Touros.

A produção já está integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) – sistema de produção e transmissão de energia elétrica no país, que escoa a produção de acordo com a demanda de cada uma das regiões – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

default