19 de abril de 2024
Sem categoria

Compositor ameaça processar Robinson por uso de música em propaganda de TV

O candidato do PSD ao Governo do Estado Robinson Faria terá um grande problema para resolver nos próximos dias. O jingle, cantado por Alcymar Monteiro, usado pelo candidato em sua propaganda na televisão foi acusado de utilizar de forma indevida a música “Cometa Mambembe” dos compositores baianos Carlos Pitta e Edmundo Caroso. A dupla pretende acionar a campanha de Robinson na Justiça.

“Nem e nem meu parceiro na composição autorizamos nenhum tipo de utilização da música. A campanha usou a mesma melodia, mudou apenas algumas palavras e desrespeitou o nosso trabalho. Nossa editora não foi consultada e iremos buscar os nossos direitos na Justiça”, afirma o compositor baiano Carlos Pitta.

O compositor considera a utilização para campanha política uma invasão de propriedade e reitera que a obra artística não é de domínio público. “Isso é uma invasão de propriedade. É uma propriedade autoral nossa e eles não poderiam nunca fazer isso. Essa música tem compositores, tem uma editora, então tem uma representatividade. Essa música não é domínio público”, ressalta.
No primeiro programa de campanha de Robinson Faria, a música composta por Carlos Pitta e Edmundo Caroso é o pano de fundo de um clipe onde o candidato cumprimenta pessoas nas ruas. A letra original (“E tenha fé no azul que tá no frevo que o azul é a cor da alegria um cavalo mambembe sem relevo um galope de Olinda pra Bahia”) é modificada para conter o discurso do candidato (“tenha fé na força do vermelho que o vermelho é a cor da alegria e o Rio Grande do Norte unido e forte com a força de Robinson Faria”). Alcimar Monteiro, que inclusive já gravou a versão original da composição, canta o jingle.

A composição está registrada no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) sob o número T-039.053.938-4. O registro foi feito em 2007 no nome de Carlos Pitta e José Edmundo Silva de Almeida (Edmundo Caroso).