23 de abril de 2024
Política

Concessão do Estado ao grupo Neoenergia para controlar a COSERN só termina em 2027

Nesses últimos dias tem se falado – até menos do que eu esperava – em energia aqui no Rio Grande do Norte, com a motivação da viagem do governador Robinson Faria à China, na tentativa de trazer investimentos chineses no setor energético para o Estado.

Não custa nada lembrar que a Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern – é uma concessionária de serviços de energia elétrica e fontes alternativas. Controlada pelo Grupo Neoenergia com 91,5% de participação, a empresa explora sistemas de produção, transmissão, transformação, distribuição e comercialização.

A Concessão ao grupo Neoenergia só termina em 2027, após 30 anos, segundo a assessoria de imprensa da Companhia Energética do Rio Grande do Norte. Rendeu ao Governo de Garibaldi Filho, na época, a quantia de R$ 676 milhões, sendo R$ 520 milhões, aplicados em obras de infraestrutura, especialmente abastecimento de água, em segurança, educação e saúde. O restante do dinheiro foi usado para pagar antecipações de receitas feitas pela Eletrobrás e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), incluindo a remuneração das duas estatais sobre a valorização das ações da Cosern.