16 de abril de 2024
Política

Coutinho afirma que BNDES é ‘instituição transparente’

Em sua explanação aos senadores na audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI), nesta terça-feira (14), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, garantiu que a instituição é “transparente” e observou que apenas o Eximbank norte-americano se iguala ao banco brasileiro neste aspecto, em relação à sua política de empréstimos.

Coutinho afirmou que as instituições equivalentes de países como Japão, Inglaterra, Alemanha, França e Itália seguem critérios mais rígidos de segredo, em defesa de seus respectivos setores privados e para evitarem litígios. Ele acredita que a discussão no Brasil também deve se dar levando em conta os interesses nacionais.

O presidente do BNDES pediu a colaboração do Senado para que a discussão sobre a política de empréstimos do banco se dê de forma “técnico-metodológica”.

Coutinho citou nominalmente a CAE e a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional em relação a essa sua preocupação. Ele reiterou que a instituição é obrigada a cumprir toda uma legislação referente ao sigilo bancário no que tange à intimidade financeira das empresas, fazendo uma analogia com a inviolabilidade das informações bancárias das pessoas físicas. Disse ainda que a direção do banco poderia até ser responsabilizada judicialmente no caso do vazamento dessas informações.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado