28 de março de 2024
Cidades

Covid-19: Prefeitura de Guamaré disponibiliza kit de medicamentos profilático para pacientes

O município de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o kit profilático para prevenção da COVID-19.

Ivermectina, vitamina C + Zinco compõem o kit que é fornecido gratuitamente na rede pública.

O Secretário de Saúde, Fabrício Morais explica que o protocolo para profilaxia foi adotado para os idosos e os pacientes com comorbidades principalmente para o grupo do hiperdia (Hipertensos e Diabéticos), visto que é o grupo mais vulnerável. “Esse público é mais vulnerável e mais fragilizado pela COVID”, justificou.

Segundo Fabrício Morais, o tratamento mesmo que precoce é feito com prescrição médica. Para a população idosa, o tratamento é acompanhado pelos agentes comunitários de saúde, através da dose supervisionada em domicílio.

“A medicação está à disposição do público em geral, acima dos 18 anos, desde que seja prescrita pelo médico”, explicou Fabrício. A entrega dos medicamentos acontece na Farmácia da Gente (Farmácia Popular).

Ainda de acordo com o Secretário de Saúde, o uso desses medicamentos fez com que um bom percentual da população idosa, acometida pela COVID, não ter tido a evolução rápida da doença, apresentando uma menor carga viral. “Tivemos uma diminuição considerável em relação a necessidade de tratamento na rede hospitalar”, concluiu.

A Secretaria de Saúde lembra que apesar dos bons resultados da profilaxia, o único tratamento precoce comprovadamente eficaz contra a covid é a vacina. No município de Guamaré, 1.049 doses de vacina já foram aplicadas e segundo o último boletim epidemiológico, a cidade tem 21 casos suspeitos e 74 pacientes estão em tratamento.