23 de abril de 2024
Estado

#CriançaViva apresenta caos pela falta de leitos de UTI Pediátrica em Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde se reuniu em caráter extraordinário nesta quarta-feira (18), com o Grupo #CriançaViva, para conhecer a caótica realidade causada pela falta de leitos de UTI Pediátrica e neonatal no Rio Grande do Norte, onde o déficit atualmente é de 300 leitos, segundo o médico João Bosco, diretor administrativo do Hospital Giselda Trigueiro e um dos participantes do #CriançaViva.

“Conclamamos e convocamos a sociedade para somar conosco nessa luta apartidária e heterogênea em defesa das crianças, dos pais e dos pediatras do Rio Grande do Norte”, discursou Dr. João Bosco, que ainda elencou os pleitos imediatos: abertura dos leitos de UTI Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ampliação de leitos nas UTI’s já existentes e a reabertura do Hospital Papi, que suspendeu seus serviços na última sexta-feira (13).

A coordenadora da UTI do Hospital Varela Santiago, Dra. Patrícia Lizandro, também externou a aflição e realidade vivenciada diariamente: “Esgotamos. Chegamos ao ponto mais extremo da situação e necessitamos do apoio urgente e de medidas para agora”.

Outro pediatra que também mostrou a realidade em números do caos pela falta de leitos de UTI Pediátrica foi o médico intensivista pediátrico Ruy Júnior: “Optamos pela criança em estado mais grave para ocupar um leito de UTI Pediátrica. Isso não pode acontecer e diariamente acontece em nosso Estado. Nós estamos aqui não só cobrando, mas apontando saídas. Precisamos da sociedade ao nosso lado para essa luta em defesa da VIDA”.

Membro da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Natal, Edson Nonato mostrou estratégias que precisam ser adotadas, a curto, médio e longo prazo, no que se refere a legislação e orçamento.

Quem também participou da reunião foi o promotor Carlos Henrique, que teve a oportunidade de mostrar o trabalho que já vem sendo feito para tentar contornar o grave problema de cunho também social.

Também falaram na reunião, Fabiana Gondim, que integra o #CriançaViva e Canindé como membro da Pastoral da Criança e recém agregado ao movimento que luta pela vida das crianças do Estado.

#CriançaViva é um grupo formado por representantes de entidades (OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, AMICO, GACC, Instituto do Bem, Rotary Clube, Pastoral da Criança, Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Natal) e membros da sociedade civil organizada, em sua maioria médicos, que atenderam a um chamado do médico José Madson Vidal para discutir a falta de leitos de UTI Pediátrica no Rio Grande do Norte.

z2