28 de março de 2024
Sem categoria

Da emenda de 20 milhões de João Maia para o Seridó, ministro da Integração já autorizou a liberação de 3 milhões

O deputado federal João Maia (PR) comemorou a decisão do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que já autorizou a liberação de 3 milhões de reais, da sua emenda total de 20 milhões, para a construção de obras definidas em discussão que envolveu toda a região do Seridó, coordenada recentemente pela Adese. A postura do ministro, na avaliação de João Maia foi importante já que as emendas no início de ano geralmente são contigenciadas e liberadas à medida que vão sendo apresentados os projetos.  “O ministro nos garantiu que vai usar recursos do próprio ministério, no limite financeiro imediato de 3 milhões de reais”, explicou.

Apesar de Fernando Bezerra ter ficado entusiasmado com todos os projetos, em especial a recuperação dos perímetros irrigados; recuperação de açudes destruídos pelas chuvas; construção das adutoras; a Ceasa e o Mercado do Produtor, o deputado João Maia deixou claro que a decisão sobre como esses 3 milhões iniciais serão usados permanecerá a cargo da Adese. De Brasília, Galvão já conversou por telefone com Dom Delson, presidente do Conselho da Adese, que confirmou convocação nos próximos dias para definir a prioridade.

Os projetos aprovados pela Adese, na palavra dos técnicos do ministério tem uma visão sistêmica. Você recupera os perímetros irrigados e faz um Mercado do Produtor em Caicó. Você organiza a Cadeia de Carne de Sol do Seridó, você organiza a distribuição de hortifrutigranjeiros a partir da Ceasa de Currais Novos. Ele percebeu que existe uma lógica, uma integração entre os projetos. Se a gente recupera os perímetros e aumenta a produção, o mercado de Caicó e a Ceasa de Currais Novos viram fundamentais”.