28 de março de 2024
Economia

Dados do IGBE registram queda de 11,1% nas vendas do varejo em apenas um mês no RN

O deputado George Soares (PR) fez hoje um alerta sobre o desempenho da economia do Rio Grande do Norte, com notícias que, segundo ele, não são nada animadoras, em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (26). O parlamentar apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra queda recorde do varejo no mês de setembro deste ano.

“A queda foi de 11,1% nas vendas na comparação com setembro de 2014. Foi a maior retração para um único mês da série histórica iniciada em 2009. Isso significa, segundo matéria publicada pela Fecomércio, que o comércio varejista potiguar deixou de faturar, na mesma comparação, nada menos que R$ 1,2 bilhão em setembro deste ano”, destacou o deputado.

De acordo com George Soares esses dados são preocupantes para um setor fundamental da economia potiguar e que o setor de comércio junto com o de serviços, emprega hoje, direta e formalmente aproximadamente 293 mil pessoas e responde por 48% do Produto Interno Bruto (PIB), além de arrecadar 69% do ICMS do Estado.

Foto: João Gilberto

z