23 de abril de 2024
Sem categoria

De autoria do vereador Lelêu, Projeto em defesa dos animais aguarda sanção do executivo caicoense

Dois projetos de lei de autoria do vereador Leleu Fontes (PROS), que versam sobre a defesa do animais, foram aprovados pela Câmara Municipal de Caicó. Segundo os prazos regimentais, o prefeito Roberto Germano terá dez dias para sancionar as matérias.

O primeiro projeto proíbe, em todo o território do município de Caicó, o abate de equinos, equídeos, mulas, jumentos e animais derivados. “Não é possível conceber essa situação com o silêncio e a omissão. Destaco que os jumentos, especialmente, são vítimas do abandono e de exploração, quando considerados inúteis para as finalidades que lhes eram anteriormente impostas”, destacou Leleu.

O vereador ainda solicitou o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal para a Associação Caicoense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (ACAPAM). Segundo Leleu, essa “proposição tem por objetivo reconhecer a importância da associação, que atende os animais que vivem diariamente expostos às mais diversas situações sejam de abandono, fome, frio e agressões”. O reconhecimento de Utilidade Pública permitirá à ACAPAM também a captação de recursos públicos.