25 de abril de 2024
Cidades

Depois do Fundo Previdenciário vem aí o Fundo da Saúde Estadual

O secretário estadual de saúde, Ricardo Lagreca, esteve nesta terça-feira (12), em Caicó, como havia anunciado anteriormente, para participar de uma audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que tem como presidente, o deputado estadual Álvaro Dias (PMDB).

Antes da audiência que ocorreu na Câmara Municipal, Lagreca conferiu ‘in loco’ os graves problemas do Hospital Regional do Seridó, e ouviu tristes relatos de médicos, funcionários e pacientes.

Lagreca disse que há muito tempo que o Estado vem tendo dificuldades em pagar as suas dívidas e na Saúde não é diferente. “Isso vai gerando situações de dívidas. 2012, 2013, 2014, restos a pagar. Isso gera o que nos fornecedores? Falta de credibilidade nos governos. Então esta situação foi se acumulando”.

Fundo para a Saúde

Após fazer uma pequena explanação sobre os problemas da falta de medicamentos, Ricardo Lagreca apresentou uma proposta a ser encaminhada aos parlamentares do Rio Grande do Norte.

“A verba de custeio que a Saúde tem mal dar para custear a Saúde. E não dá para investir, e nós temos que investir numa forma de cogestão com os municípios. Dentro do nosso programa de regionalização nós estamos projetando os hospitais essenciais ou estratégicos. Um hospital desse custa R$ 200 mil por mês. Depois uma outra coisa que está em nosso plano, é o Hospital Terciário. O doente com tumor cerebral, o doente do coração, o doente obeso, o doente urológico, que não era para estar no Walfredo Gurgel está lá misturado com o trauma. Então é este hospital que a gente está lutando intensamente para ter. Neste hospital terciário nós vamos botar gestante de alto risco lá. Essa é uma das grandes metas que nós temos em conjunto com as outras. Nós queremos também apoiar muitos os municípios com a atenção básica. Nós vamos fazer isso”, afirmou.

Disse Lagreca que “o Estado gasta cerca de 78% do seu orçamento com pessoal. Sobra 22% para ele fazer o custeio para a compra de insumos, etc, etc. O que é que resta a fazer? Resta essa grande união com os nossos parlamentares, federais e estaduais. Um com a parte de investimento e outro com a parte de custeio. Estamos propondo um fundo de investimentos com as emendas parlamentares. Não dá para fragmentar, vamos deixar a emenda inteira e aí ela vai poder atender tudo o que é necessário para os hospitais de Caicó, Pau dos Ferros e de todas as regiões do Estado. Aquela emenda teria o carimbo do parlamentar para que fosse destinada ao fundo”. Após apresentar a proposta, o secretário de Saúde Ricardo Lagreca pediu o apoio do deputado Álvaro Dias para ajudar a Saúde do Estado.

Detalhe: A diretora da Regional de Saúde do Seridó, Francielle Lopes, não teve o direito de participar ativamente da audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizada em Caicó, onde vereadores, prefeitos e demais autoridades tiveram o direito de falar.

DSC_0297

????????????????????????????????????