25 de abril de 2024
Política

Deputado Federal do RN compra briga com CEO do Facebook, diz Veja

Da Veja

Apesar do Brasil contar com milhões de usuários em serviços como Facebook, Google, Amazon e Netflix, grande parte da receita das operações dessas empresas é tributada apenas no país sede. Recentemente, a OCDE e países europeus entenderam que uma forma de aprimorar a tributação internacional da economia digital é cobrar das empresas exatamente onde elas têm seus usuários. França e Itália já fazem isso, e o Brasil resolveu seguir a novidade na segunda-feira, quando foi protocolado na Câmara o projeto de lei 2358/2020, do deputado João Maia (PL/RN).

O texto prevê a cobrança das grandes empresas estrangeiras com atuação no Brasil o que é chamado de CIDE-Digital (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a receita bruta de serviços digitais prestados pelas grandes empresas de tecnologia). Serão cobrados valores entre 1% e 5% sobre o faturamento bruto de empresas com receita global superior a R$ 3 bilhões.

Na justifica do projeto, o parlamentar lembra que apenas serviços com grande número de usuários e com pouca presença física foram incluídos, como é o caso da publicidade digital, venda de bens e serviços em plataformas e a venda de dados dos usuários.

Deputado João Maia