20 de abril de 2024
Sem categoria

Deputado Paraibano assume Ministério das Cidades

Iara Lemos e Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília

O Palácio do Planalto anunciou na tarde desta quinta (2) o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como o novo ministro das Cidades, em substituição a Mário Negromonte, que pediu demissão.

Logo após o anúncio de seu nome como novo ministro, Aguinaldo Ribeiro disse, em entrevista à Globo News, que ainda iria conversar com a presidente Dilma Rousseff sobre a gestão da pasta. Perguntado sobre a divisão do partido na Câmara, o ministro disse que a unificação é a “prioridade”.

“Acho que essa prioridade sempre foi nossa, desde a época da liderança e agora com esse novo desafio que Deus nos designou”, disse em entrevista rápida a Gerson Camarotti.

A ministra da Comunicação Social, Helena Chagas, informou que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, foi quem fez o convite ao deputado, que aceitou. Segundo Helena Chagas, a posse do novo ministro será nesta sexta (3) ou na segunda (6).

“O ministro das Cidades, deputado Mário Negromonte, entregou hoje sua carta de demissão à presidenta Dilma Rousseff. A Presidenta da República agradece os serviços por ele prestados ao país à frente da pasta e lhe deseja boa sorte em seus novos projetos. Para substituí-lo, a Presidenta convidou o deputado Aguinaldo Ribeiro”, informou nota divulgada pela Presidência.

O senador Francisco Dornelles, presidente nacional do PP, disse que recebeu telefonema da presidente Dilma Rousseff no qual ela informou que aceitou a carta de demissão de Negromonte e a indicação de Aguinaldo Ribeiro.

“Aguinaldo é extremamente respeitado e vai fazer um ótimo trabalho”, afirmou Dornelles, que participava da sessão de abertura dos trabalhos do Congresso nesta quinta.

Negromonte deixou o cargo após uma série de denúncias sobre a gestão da pasta e a exoneração de outros dois servidores da cúpula do ministério.

Indicado ao cargo pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), sofreu desgaste no ministério após uma série de acusações de irregularidades – que vão desde suposto favorecimento na destinação de verbas da pasta até suspeitas de fraudar documentos relativos à implantação de um novo sistema de transportes em Cuiabá (MT).

A presidente Dilma Rousseff chegou a elogiá-lo em evento oficial na Bahia, estado natal do ministro, mas, nas últimas semanas, Negromonte perdeu, segundo avaliação do Palácio do Planalto, apoio partidário para continuar no cargo.