19 de abril de 2024
Política

Desenvolvimento do semiárido brasileiro é pauta de reunião na Sudene

O deputado federal General Girão participou, na tarde desta sexta-feira (2), de reunião na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, em Recife, para tratar sobre o desenvolvimento do semiárido brasileiro. Na ocasião, foram apresentados projetos que beneficiam a região.

Um dos objetivos da mais nova iniciativa da Sudene pelo desenvolvimento regional é descentralizar os investimentos e os projetos em todo o Nordeste. O G51 é um grupo formado pelos municípios-polo da área de atuação da autarquia que possuem condições de ampliar o alcance de políticas públicas e programas de governo. Este conjunto faz parte da rede de cidades intermediárias propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são a base da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). No Rio Grande do Norte, os municípios que integram o G51 são Caicó, Mossoró e Natal. A possibilidade de inserção de novos municípios polo do Estado, quando da aprovação do citado plano, foi tratada durante a reunião.

A Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, da qual o General Girão é presidente, também foi assunto de pauta na reunião. “Eles nos apresentaram projetos que envolvem o uso do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Nordeste e aproveitamos também para tratar de várias propostas voltadas para o nosso Pentágono da Segurança. Eles ficaram felizes em saber da existência desse pentágono e temos certeza de que podemos construir juntos um caminho para o desenvolvimento da região”, afirmou o parlamentar, que foi recebido pelo diretor de planejamento e articulações políticas da Sudene, Raimundo Gomes de Matos.

Durante a reunião, os representantes da Sudene apresentaram o projeto da Ferrovia Transnordestina que, ao ser concluída, abrangerá 81 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí e terá 1.753km de linha principal e 109km de linhas secundárias.

FF070CEF-E4C2-4920-A82C-0AE58370AB8F