18 de abril de 2024
Sem categoria

Deu no Novo Jornal: Iberê à espera de um milagre

CRISTIANO FÉLIX

DO NOVO JORNAL

QUASE NOVE MESES depois de tomar posse e faltando pouco mais de dez dias para deixar o governo do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza (PSB) assume que foi vencido pelo tempo. A essa altura é impossível esconder que não tem como saldar a conta negativa do estado, provavelmente em mais de R$ 1 bilhão, ao fi nal do seu mandato. “Vou procurar fazer o possível para quitar todo o débito. O que não for possível, eu também não posso fazer milagre”.

Religioso, Iberê Ferreira sabe que solucionar o problema não é uma simples questão de fé, nem dá para ignorar os sinais surgidos das falhas administrativas e da consequente herança deixada pela companheira de partido e ex- governadora Wilma de Faria. O milagre bíblico da multiplicação não deve acontecer nem mesmo com a ajuda dos aliados políticos no Governo Federal.

Desde que saiu do pleito eleitoral derrotado pela chapa formada pela governadora diplomada Rosalba Ciarlini (DEM) e pelo deputado Robinson Faria (PMN), o governador percorreu assiduamente diversos Ministérios. Foi a Brasília em busca de recursos, mas até agora não conseguiu qualquer garantia. “Nós estamos tentando. Temos um pleito no Ministério da Saúde. Eu falei pessoalmente com o presidente da República. Vamos ver se a saúde faz o pagamento desse pleito que temos há algum tempo. Tivemos no Tesouro também, que deverá fazer (calcular) uma nova perspectiva do FPE (Fundo de Participação dos estados), porque houve uma antecipação de pagamento de imposto de renda. Se der certo, está tudo bem. Se não der, a gente vai ver o que dá pra fazer.”