16 de abril de 2024
Cotidiano

Dieta cetogênica gera benefícios para pessoas com epilepsia farmacorresistente

Historicamente, as pessoas com epilepsia têm sido alvo de atitudes preconceituosas e colocadas à margem do convívio social, principalmente aquelas que desenvolvem a forma farmacorresistente, ou seja, que não é possível controlar com duas ou mais medicações.

Entretanto, nos primeiros anos do Século XX, uma dieta foi desenvolvida pelo médico americano Russell Wilder como uma alternativa para o controle das crises.

O modelo da dieta, chamada de cetogênica por limitar a ingestão de carboidrato e a consequente circulação de glicose no sangue, se tornou uma forte aliada no tratamento da epilepsia farmacorresistente.

Conforme detalhado pela preceptora multiprofissional nutricionista do ISD e especialista em dieta cetogênica, Luciana Câmara, esse tipo de dieta é “rico em gordura, pobre em carboidrato e adequado em proteínas (conforme peso corporal e idade do paciente)”. Em uma dieta tida como convencional, o indivíduo costuma ingerir de 45% a 65% de carboidrato, de 10% a 35% de proteína e 20% a 35% de gordura. Na cetogênica, a ingestão de carboidrato chega a ser muito baixa, pois os alimentos com essa biomolécula causam efeito energético e excitatório, o que faz aumentar o número de crises epiléticas.

“Os itens mais comuns na dieta cetogênica, são: creme de leite com 35% de gordura, maionese, ovo, azeite, óleo, carne, peixe e frango. As fontes de carboidratos mais usadas são: frutas e verduras. A farinha branca não entra na dieta. Todos os alimentos como arroz, macarrão não entram. Em alguns casos, o feijão é permitido”, lista Luciana Câmara. Para ter acesso à dieta cetogênica, o paciente precisa ter o diagnóstico de epilepsia farmacorresistente. Além disso, precisa ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, pois a adoção dessa modalidade de alimentação requer atenção especial.

“Não são todas as pessoas que podem fazer a dieta cetogênica, porque existem contra-indicações à dieta. Se a criança apresentar baixo peso, problema renal ou cardíaco, por exemplo, não pode fazer uso da dieta caso essas condições não sejam revertidas. O importante é que cada paciente seja muito bem avaliado pela equipe médica. No início, os pacientes que fazem uso da dieta cetogênica podem apresentar sinais de letargia, que é lentidão, sonolência. Mas isso ocorre somente na fase de adaptação à nova alimentação. Na prática, porém, a ocorrência desse efeito é baixa”.

Benefícios

A dieta cetogênica pode contribuir para a diminuição e intensidade das crises epilépticas, além de melhorar o funcionamento intestinal, em alguns casos, entre outras atividades fisiológicas. “Os benefícios são muitos. Há redução do número e intensidade das crises epilépticas, melhora cognitiva e, no caso das crianças, elas crescem de forma adequada em estatura. Mas é uma dieta que precisa ser bastante controlada, pesada”, frisa Luciana Câmara.

Os pacientes com diagnóstico de epilepsia farmacorresistente podem ser tratados no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), unidade do ISD em Macaíba, a partir do encaminhamento de um médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da suas casas. Caso não tenha o diagnóstico, precisa procurar para que tenha o diagnóstico formalizado e, a partir dele, o encaminhamento ao tratamento. Ao chegar ao ISD, a pessoa passará por uma avaliação multiprofissional com direcionamento à avaliação médica que definirá o melhor curso terapêutico a ser adotado para cada caso.

Purple Day 2022

No próximo dia 26, o mundo se vestirá de roxo para chamar a atenção para o Purple Day®️ (Dia Roxo), que é um esforço internacional dedicado à conscientização das pessoas a respeito da epilepsia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “a epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns: afeta quase 50 milhões de pessoas em todo o mundo. É uma condição caracterizada por atividade elétrica do cérebro anormal, que causa convulsões ou comportamento incomum, sensações e, às vezes, perda de consciência. Afeta pessoas de todas as idades, com picos entre crianças e pessoas com mais de 60 anos. Tem consequências neurológicas, cognitivas, psicológicas e sociais”.

Programação

Purple Day Brasil 2022
Dia: 26/03
Horário: 09h às 12h
Evento virtual
Neste ano, o “Purple Day®️ Brasil 2022 – Com você todos os dias” será online e 100% gratuito. Serão reunidas grandes personalidades, médicos especialistas, profissionais de saúde, como o neurocirurgião e preceptor médico do ISD, Hougelle Simplício, entre outros.
Inscrições: www.purpleday.apoieepilepsia.com.br

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.