28 de março de 2024
Sem categoria

Dom Jaime será empossado Arcebispo neste domingo (26)

A Arquidiocese de Natal empossa, neste domingo (26), o sexto Arcebispo: Dom Jaime Vieira Rocha.

A celebração acontece às 9 horas, na Catedral Metropolitana, contando com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis.

Às 8h30, Dom Jaime chegará à Catedral Metropolitana de Natal e será recepcionado pelo pároco, Padre Airton Sales. Logo após, haverá o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa entregará ao Arcebispo as chaves da cidade. No mesmo local, Dom Jaime será saudado pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini. Em seguida, Dom Jaime será conduzido até a Capela do Santíssimo Sacramento, no interior da Catedral. Após momento de oração, ele se paramentará para o início da celebração da missa.

No Rito Inicial da celebração, o chanceler, Padre Júlio César Cavalcante, apresentará ao Colégio de Consultores e aos fiéis as Letras Apostólicas (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal). O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime. “Este momento significa justamente a passagem do governo pastoral. Será o momento em que Dom Matias passará o governo pastoral da Arquidiocese de Natal para Dom Jaime”, explica Padre Júlio. Logo após, o novo Arcebispo será saudado pelo Padre Edilson Soares Nobre. Em seguida, todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. Depois, a missa segue o rito normal e ao final, haverá a leitura da ata da posse.