24 de abril de 2024
Economia

Dona da UnP: Laureate vende operações no Brasil para a Ânima Holding

A Laureate Education, Inc. (NASDAQ: LAUR) anunciou ontem (02) que celebrou um acordo definitivo com a Ânima Holding SA (B3: ANIM3) para a venda de suas operações no Brasil.

O valor da transação é de R $ 4,6 bilhões. Líquido da taxa de rescisão a pagar à Ser Educacional SA (B3: SEER3) a ser suportada pela Ânima, o valor da transação é de aproximadamente R $ 4,4 bilhões (US $ 765 milhões na taxa de câmbio atual), incluindo R $ 3,8 bilhões em dinheiro, que é sujeito a certos ajustes e à assunção de endividamento líquido. Pelo acordo com a Ânima, a Companhia terá direito a receber até R $ 203 milhões em dinheiro adicional se determinadas métricas forem alcançadas após o fechamento.

A Companhia e a Ser concordaram em rescindir seu contrato de transação anunciado anteriormente e resolver todos os processos judiciais relacionados a tal contrato. A Ser e a Ânima concordaram que a Ânima arcará com a taxa de rescisão de R $ 180 milhões que a Companhia deve à Ser em relação à rescisão do contrato da transação.

Ânima é uma das maiores instituições de ensino superior privado do Brasil, com cerca de 140.000 alunos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Sergipe. A missão da Ânima é construir uma rede nacional de instituições de ensino comprometidas com a qualidade, inovação e avaliação do processo de aprendizagem e integradas com a cultura regional.

Comentando sobre a transação, o presidente e CEO da empresa, Eilif Serck-Hanssen, disse: “Este forte resultado atende bem a todos os nossos acionistas. Estamos confiantes de que nossas instituições brasileiras prosperarão sob a propriedade de Ânima. ”

A transação está sujeita a certas condições de fechamento, incluindo o recebimento de aprovação regulatória e aprovação dos acionistas da Ânima. A transação deve ser concluída no final do segundo trimestre de 2021.