24 de abril de 2024
Sem categoria

É Verão…

z

Sol, Férias e Mar…

Sombra e Água Fresca…

Chegou a temporada mais esperada do ano: o Verão.

E o nosso litoral potiguar já está bastante movimentado. Passou o Natal, quem tem casa de praia ou alugou, juntou a família e os amigos e se mudou para passar o réveillon já perto do mar.

A estação mais quente do ano exige alguns cuidados, com a alimentação e a pele, por exemplo.

z1

Alimentação

A sensação de mal-estar que hostiliza muitas pessoas no verão ocorre pelo desvio de energia para a digestão, fazendo com que a digestão fique lenta e a temperatura do corpo vulnerável. Nesse período também ocorre grande perda de líquidos através do suor fazendo com que o corpo se desidrate com maior facilidade.

Diante disso, é necessário mudar alguns hábitos nesse período para que o funcionamento do organismo ocorra de maneira correta, como a diminuição do consumo de sal, a substituição de alimentos gordurosos e pesados por frutas, verduras e legumes, a troca do sorvete pelo picolé de fruta, a ingestão de cereais, tubérculos e carnes magras, bem como a utilização de gordura de origem vegetal. Convém ingerir bastante líquido antes que se tenha sede, pois a sede é sinal de que o organismo já iniciou o processo de desidratação. Prefira bebidas geladas, pois a temperatura influencia na absorção mais rápida e evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. É importante fazer no mínimo três refeições ao dia, com variação de alimentos para que o funcionamento do organismo não fique comprometido.

exotic fruits on the beach

Pele

O principal fator de envelhecimento da pele é a exposição ao sol. E nesta época do ano, com temperaturas elevadas e dias mais claros, os cuidados devem ser redobrados. Como no calor é mais difícil resistir às praias, piscinas e atividades ao ar livre, é preciso saber o que fazer para proteger a pele.

O básico da proteção é o uso do protetor solar UVA e UVB e, no verão, o fator de proteção deve ser maior.

z