24 de abril de 2024
Política

Em audiência com Ministro da Casa Civil, Agripino cobra liberação de recursos para os municípios e Garibaldi pediu investimentos eólicos no RN

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta terça-feira (27), em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que a eventual saída de Henrique Meirelles do Ministério da Fazenda para concorrer nas eleições de outubro não vai alterar o “rumo” e a política econômica do governo. Ainda de acordo com Padilha, a saída de Meirelles não é algo “consumado”.

Senadores cobraram o apoio do governo para propostas em tramitação no Congresso Nacional que podem contribuir para melhorar o ambiente de negócios, como o PLS 559/2013, que moderniza lei de licitações, e o PLS 52/2013, que unifica as regras de gestão, poder e controle social das agências reguladoras. Ambos os projetos já foram aprovados pelo Senado, mas aguardam definição da Câmara. Parlamentares também pediram atenção para propostas da agenda microeconômica.

O potiguar José Agripino (DEM) cobrou a liberação dos R$ 2 bilhões aprovados pelo Congresso Nacional, em fevereiro, para socorrer os municípios. “Os prefeitos cobram de nós, parlamentares, a liberação desse dinheiro, quando nós já fizemos nossa parte. Eu gostaria de saber diretamente de Vossa Excelência quando o governo irá liberar esses recursos uma vez que muitos municípios estão contando com essa ajuda”.

Já o senador Garibaldi Filho (MDB) pediu que o governo federal priorize a produção eólica nos próximos leilões de energia. “A instalação de linhas de transmissão é dever do Estado. O Nordeste já perdeu várias oportunidades. Teve as fases da scheelita, do algodão e agora está no final da era do petróleo. É necessária a implantação de uma atividade econômica que possa ser consolidada e dê sustentabilidade à região. Não podemos perder essa oportunidade da geração de energia eólica”.

Foto: Mariana DiPietro
Foto: Mariana DiPietro