25 de abril de 2024
Estado

Em greve, servidores da saúde do Estado protestam na Governadoria

Na tarde desta sexta-feira (12), no segundo dia de greve, 130 servidores da saúde foram até a Governadoria, para pressionar o governo. Com tendas, faixas e palavras de ordem, servidores de hospitais como o Walfredo Gurgel, Giselda, Deoclécio, Unicat, CRI, Samu e Santa Catarina permaneceram durante mais de seis horas no gramado, mostrando a disposição de luta da categoria em greve.

O pessoal do Santa Catarina tinha um motivo a mais para protestar. Quatro servidores foram devolvidos pelo diretor do hospital, Jaime Cesar, em mais um gesto autoritário. Por volta das 10h, assim que o secretário Ricardo Lagreca chegou, os servidores do Santa Catarina foram para o saguão da Casa Civil e cobraram a exoneração do diretor e o cancelamento das perseguições.

A audiência sobre a greve só foi começar às 12h30, com a presença da Casa Civil, dos secretários de Planejamento e da Saúde, além da Controladoria. O governo apresentou parte das respostas que havia se comprometido, sendo que o relatório de dimensionamento, base para o concurso público, ainda está sendo produzido. O governo afirmou que todas as mudanças de níveis atrasadas seriam implantadas até outubro, assim como outros direitos

No geral, houve avanços em pontos específicos, mas o governo segue negando qualquer tipo de reajuste ou de melhorias no PCCR da categoria.

O governo condiciona qualquer reajuste à queda do percentual da folha de pessoal nas contas do estado. Ou seja, só teria aumento quando o RN deixasse o Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 49% da Receita Corrente Líquida. Atualmente as despesas com pessoal estão em 52,66%.

Uma nova audiência está marcada para a quarta-feira (17), às 17h30. O resultado será apresentado na assembleia da categoria, na quinta-feira (18), às 09h.

Fotos: Assessoria do Sindsaúde

z

z3