20 de abril de 2024
Estado

Em homenagem na Assembleia, médico aconselha que Saúde deve ser prioridade do Estado

Profissionais da área médica com atuação no Estado foram homenageados nesta terça-feira (6) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A solenidade, alusiva ao Dia do Médico, foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e reuniu parlamentares, familiares e amigos dos médicos homenageados.

“Celebra-se, em 18 de outubro no Brasil, o Dia do Médico, ensejando merecida homenagem a esses profissionais encarregados da difícil e nobre missão de zelar pela saúde humana. Esta sessão solene é a oportunidade de cumprir o dever de justiça, agradecendo a contribuição à sociedade desses homens e mulheres, concedendo-lhes um justo reconhecimento. São pessoas cujos nomes são sinônimos de dedicação”, disse Ezequiel.

Ao todo, dez profissionais foram homenageados pelo Legislativo Estadual com a entrega de placa comemorativa em alusão ao Dia do Médico, são eles: o presidente da Sociedade de Cirurgia, Cabeça e Pescoço do RN, Fernando José de Paiva; a ginecologista Ivete Matias Xavier; o ultrassonografista Kelvin Jácome Silvestre; o cirurgião geral Kerginaldo Jácome da Costa Filho; a diretora geral do Hospital Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pereira Pinheiro; o oncologista Ricardo José Curioso da Silva; o ortopedista Tiago de Medeiros Almeida; a cirurgiã pediátrica Zita de Souza Rocha; o otorrino Pedro Cavalcanti; e o oftalmologista Luíz Gonzaga Monte (in memoriam).

“As políticas públicas fundamentais, como o acesso à saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), devem ser tratadas com prioridade pelo Estado. E é isso que se espera dos gestores, afinal, saúde é um direito de todos”, discursou Dr. Fernando Pinto, ao falar em nome dos homenageados. 

Foto: João Gilberto
Foto: João Gilberto