19 de abril de 2024
Sem categoria

Enem cobra redação sobre internet

Segundo os estudantes, a prova trouxe dois textos de apoio: um sobre a expansão da web pelo mundo, com uma declaração da ONU de que a internet é um direito das pessoas, assim como saúde e educação, e o outro sobre o uso individual da internet, a adoção de pseudônimos na rede e como seu uso afeta a imagem das pessoas.

Além dos dois textos, a proposta de redação trazia uma charge sobre o uso de câmeras de segurança em diversos espaços na sociedade atual. “Isso é o que mais acontece hoje em dia”, disse o candidato João Paulo Barbosa, 20, auxiliar administrativo.

O tema internet apareceu também na prova de lingaugens –uma das questões cobradas tratava das redes sociais da web e pedia para o aluno responder sobre Orkut, Twitter e Facebook.

O estudante Fabio Oliveira Santos, 27, está prestando o Enem para fazer o curso de marketing. Ele achou a prova de matemática difícil e com muitos cálculos.

Já Carlos Henrique de França, 21, não teve tantos problemas com os números. Sua dificuldade foi com o inglês. “Estou tentando uma bolsa pelo Prouni para fazer engenharia. Essa redação foi mais fácil do que eu esperava”, disse.

Este foi o segundo dia de provas do Enem. Ontem, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza e tiveram 4 horas e 30 minutos para completar a prova.

Hoje foi a vez das provas de matemática e linguagens –também com 90 questões– mais a redação. O tempo de realização é de 5 horas e 30 minutos e a prova acaba às 18h30..

Com 5,4 milhões de inscritos (o maior número da história), as provas da edição 2011 do Enem valerão na seleção de mais de 260 mil vagas no ensino superior no ano que vem. O Enem é utilizado em processos seletivos de universidades federais.

De acordo com levantamento feito pela Folha, a prova será considerada na seleção de ao menos 105 mil universitários.

No sábado (23), foram registrados 25,3% de abstenção, segundo o Inep, instituto que organiza o Enem. No ano passado, o índice de abstenção registrado no primeiro dia de Enem foi de 27%.

Da Folha.com