18 de abril de 2024
Geral

Especialista dá dicas sobre como o aluno deve se preparar para o ENEM

Iniciada a contagem regressiva para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá início neste domingo, dia 3, é necessário os estudantes ficarem atentos a algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de enfrentar a maratona das provas. Segundo a especialista em educação e mestre em Estudos da Linguagem, Corina Amorim, o estudante precisa estabelecer uma rotina de estudos e evitar o cansaço, disponibilizando mais momentos para prática esportiva e relaxamento.

“Os candidatos devem focar no preparo físico e mental a fim de que o corpo e a mente estejam bem preparados para o esforço desses dois domingos”, explica Corina, que também é diretora pedagógica dos colégios CEI Mirassol e Zona Sul.

Seguem algumas dicas para ajudar a controlar a ansiedade dias antes da realização da prova:
1. Planeje seu trajeto
(vá ao local de prova antes, isso te deixará mais seguro e familiarizado com o local);

2. Organize todo o material/documentação que levará para a realização da prova (lembre-se que a caneta é preta e produzida em material transparente. Leve mais de uma);

3. Não vale a pena estudar na véspera. Confie na sua preparação e aproveite esse tempo para relaxar e descansar (assista a um filme leve, fique com a família, faça uma caminhada, escute uma boa música)

4. Não pense nos concorrentes e acredite em você!;

5. Em relação à redação, não tente adivinhar o tema. (Aluno bem preparado conseguirá produzir uma excelente redação independentemente da temática).

Corina Amorim dá dicas para alunos que participarão do ENEM